O Castelo de Bran e a Lenda de Drácula



---


## 



Na pequena cidade de **Bran**, situada a 26 km de **Brașov**, ergue-se o **Castelo de Bran**, uma construção imponente e enigmática. Turistas do mundo todo se aglomeram para explorar seus corredores sombrios e jardins misteriosos. Mas por que esse castelo é tão famoso? A resposta reside na figura de **Vlad Tepes**, o homem por trás da lenda de Drácula.


### A Origem Sombria


Vlad Tepes, também conhecido como **Vlad, o Empalador**, governou a Valáquia, uma região próxima à Transilvânia. Seu pai, **Vlad II**, pertencia à Ordem do Dragão e era chamado de **Vlad Dracul** (dragão, em latim). Os três filhos de Vlad II eram denominados **Draculea** (traduzindo, "filhos do dragão"). Após a invasão da Valáquia pela Hungria, Vlad Dracul e seu filho mais velho, **Mircea**, foram assassinados.


Quase uma década depois, Vlad Tepes, já adulto, regressou à região e retomou o trono da Valáquia. Sua volta confundiu os camponeses, que acreditaram que Vlad Dracul havia voltado dos mortos. Assim, a lenda de sua imortalidade começou a se espalhar. No entanto, a imortalidade era apenas o começo.


### O Empalador Implacável


Vlad Tepes ganhou fama por sua crueldade. Ele tinha um método terrível para eliminar seus inimigos: o **empalamento**. Consistia em introduzir uma estaca de madeira de cerca de 3 metros no ânus do inimigo e colocá-lo na posição vertical. O inimigo deslizava lentamente pela estaca até a morte, que podia levar horas ou dias. Por isso, ficou conhecido como **Vlad, o Empalador**.


Dizem que, após a dominação turca do território da Valáquia, Vlad Tepes se recusou a pagar impostos e enviou a cabeça do mensageiro de volta com um bilhete de recusa fixado na testa.


### A Lenda de Drácula


A lenda de Drácula transcendeu fronteiras e foi popularizada mundialmente pelo escritor **Bram Stoker** em seu livro de 1897. Stoker baseou seu personagem no nobre sanguinário da Transilvânia, Vlad Tepes. O próprio Drácula, com sua sede de sangue e imortalidade, ecoa os horrores descritos nas obras de Poe.


Assim, nas sombras do Castelo de Bran, a lenda de Drácula persiste, alimentando nossos pesadelos e nos lembrando que, às vezes, a realidade é mais aterradora do que a ficção¹³.


---


*Imagem: [Sara Melissa de Azevedo](https://castelodracula.com/leia/o-eterno-mestre-do-terror-edgar-allan-poe/por-sara-melissa-de-azevedo-d7j9r)*


Origem: conversa com o Bing, 30/04/2024

(1) Romênia: O Castelo de Bran e a lenda de Drácula na Transilvânia. https://www.amochilaeomundo.com/2017/10/romenia-o-castelo-de-bran-e-lenda-de-dracula-vlad-tepes-na-transilvania.html.

(2) A verdadeira história do verdadeiro Drácula | Super - Superinteressante. https://super.abril.com.br/historia/a-verdadeira-historia-do-verdadeiro-dracula/.

(3) O Eterno Mestre do Terror: Edgar Allan Poe — Castelo Drácula. https://castelodracula.com/leia/o-eterno-mestre-do-terror-edgar-allan-poe/por-sara-melissa-de-azevedo-d7j9r.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FERAS DO PANTANO PROFUNDO

A MALDIÇÃO DA PIRÂMIDE (conto de terror)

UMA CRIANÇA EM UMA NOITE FRIA